EMPREENDEDORISMO:
O VALOR DA TERRA
A escola é um ambiente utilizado como ferramenta essencial para modificar o contexto social, partindo de um trabalho de conscientização ambiental desenvolvido com a turma, como um problema a ser solucionado, onde descartar os resíduos orgânicos produzidos no refeitório da Escola. Surgiu a ideia de construir uma Composteira para o descarte do resíduo, proporcionando aos alunos um aprendizado que será de extrema importância para suas vidas.
Pois, os alunos são os responsáveis pela organização e acompanhamento de levar os resíduos, como restos de cascas de legumes, frutas, cascas de ovos… e observar a produção de adubo através da compostagem.
Considerando os três Eixos Formativos dos estudantes (Formação Acadêmica, Formação para a Vida e Formação para o Desenvolvimento das Competências do Século XXI) e os Princípios Educativos (Protagonismo, os 4 Pilares da Educação, Pedagogia da Presença e Educação Interdimensional), os quais fundamentam o Modelo Pedagógico do Programa Escola de Ensino Integral, este projeto de Eletiva foi desenvolvido pela necessidade de aproximar teoria e prática na significação dos conteúdos e competências necessárias para o nosso público alvo.
A experiência prática e as aulas teóricas de Matemática e Geografia relacionadas ao assunto, proporcionam o comprometimento e cuidado com o meio ambiente. Utilizamos o estudo das Unidades de Medidas para medir diferentes grandezas como comprimento, capacidade, volume, massa e tempo, realizamos a pesagem dos resíduos e do adubo produzido, calculamos área e perímetro, dentre outros processos. Essa atividade contribui para a conscientização sobre a separação e utilização do lixo orgânico, como forma de adubo para ser utilizado na horta escolar e plantio de flores. Também foi possível despertar a atenção dos alunos com relação ao desperdício e a importância de encontrar alternativas criativas e viáveis, que amenizem os impactos ambientais. Esse trabalho interdisciplinar visou aprofundar, consolidar e enriquecer o conteúdo da Base Nacional Comum nas disciplinas de Matemática e Geografia e as habilidades nas áreas com maior defasagem.
O consumismo exagerado tem agravado de muitas formas a condição de vida para os seres vivos do planeta Terra. Gera-se muito lixo, produz-se além do suficiente e o desenvolvimento sustentável por vezes fica somente no papel ou não alcança determinadas regiões. A busca por trazer uma integração entre áreas e fazer da interdisciplinaridade um instrumento que possibilite um aprendizado em contextos significativos ao aluno motivaram a realização desse trabalho, abordando conteúdos relevantes. Na Eletiva Empreendedorismo: o valor da terra, utilizamos recursos como vídeo aulas, montagem de composteira, aula prática sobre os tipos de solos, dentre outros. Também foram abordados temas como equivalências, medidas, tempo, massa, peso, entre outros a fim de trabalhar uma consciência quanto ao aproveitamento de materiais, preservação das áreas verdes, etc. Tomando como base esse cenário, uma solução viável é o trabalho de conscientização com as futuras gerações (estudantes) para que sejam protagonistas e propagadores de medidas sustentáveis.
A Matemática é um fenômeno extraordinário, que proporciona vários leques de oportunidades para o educando e, juntamente com a Geografia vem proporcionar uma reflexão do mundo atual, fazendo com que o aluno Pare, Pense e Mude. Através das competências e habilidades trabalhadas o estudante pode perceber a necessidade da Matemática e da Geografia no seu dia a dia para o presente e o futuro. Essa eletiva buscou abrir o campo de ideias para o mundo do trabalho e o aluno empreendedor, visando conscientização ambiental e oportunidades financeiras.
Público Alvo: 8º e 9º anos.
Professores Responsáveis: Luís e Paulo.
Confira as fotos no Facebook clicando aqui.