sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Eletiva 2º Semestre 2024 - Mente Sã, Corpo São - Saúde Mental e Física

 Eletiva 2º Semestre 2024 - Mente Sã, Corpo São - Saúde Mental e Física


Considerando os três Eixos Formativos dos estudantes (Formação Acadêmica, Formação para a Vida e Formação para o Desenvolvimento das Competências do Século XXI) e os Princípios Educativos (Protagonismo, os 4 Pilares da Educação, Pedagogia da Presença e Educação Interdimensional), os quais fundamentam o Modelo Pedagógico do Programa Escola de Ensino Integral, este projeto de Eletiva pretende apresentar o corpo humano pelas lentes da medicina e das diversas ciências da saúde, como a psicologia, nutrição, biologia, etc. Os alunos foram apresentados a ideia do bem-estar físico e mental abordando conceitos de medicina alternativa, anatomia em seu idioma de origem (língua portuguesa) e em uma língua estrangeira moderna (Língua Inglesa), fisiologia, fitoterapia e terapias alternativas. Além de conhecer os diferentes campos de atuação dentro da área da saúde. Também, foi visto a necessidade de aproximar teoria e prática na significação dos conteúdos e competências necessárias para o nosso público-alvo. Este trabalho interdisciplinar, que visa aprofundar, consolidar e enriquecer conteúdo da Base Nacional Comum nas disciplinas de Projeto de Vida, Língua Inglesa, Ciências, e Práticas Experimentais, e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na escola, conduzindo os alunos à interpretação, à análise, à reflexão, a fim de desenvolver habilidades nas áreas com maior defasagem, para o desenvolvimento de responsabilidade dos aspectos que refletem o projeto de vida dos nossos alunos, quanto a realização de seus sonhos, o preparo dos estudantes para realidade de um mundo profissional, do qual possa ter entendimento da realidade e idealização de seus sonhos.
De acordo com a OMS, de 10% a 20% das crianças e dos adolescentes brasileiros apresentam algum tipo de transtorno mental e comportamental, que comprometem a vida escolar tal como o rendimento acadêmico, a evasão escolar e o envolvimento com problemas judiciais. O impacto dos transtornos mentais na vida de jovens também foi aferido pelo Índice de Incapacidade por Doença, o qual revelou que esses transtornos são mais prejudiciais do que os demais problemas médicos na população de 10 a 24 anos. Nesse sentido, a Escola tem um importante papel social e precisa focar na prevenção e na promoção da saúde mental dos seus alunos e da comunidade escolar. Também, proporciona aos alunos informação sobre o tema e o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que podem auxiliá-los na busca por hábitos saudáveis. O acesso à informação permite maior autonomia aos alunos, levando-os ao empoderamento de suas vidas e ao rompimento com a impotência diante de uma doença. Ações informativas podem modificar o conhecimento e as atitudes em relação a problemas de saúde mental.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a promoção da saúde ocorre por meio da educação, que permite a adoção de estilos de vida saudáveis, o desenvolvimento de aptidões e habilidades individuais, a produção de um ambiente saudável e a implantação de políticas públicas voltadas para a qualidade da vida no ambiente escolar, além de unir os conteúdos da BNCC com as boas práticas trazidas pelos alunos, de suas famílias, e pelos professores responsáveis pela realização do projeto e, nessa troca de experiências, percebemos como as aulas práticas servem para estimular o conhecimento entre outros aspectos.

Público Alvo: 6º e 7º anos.
Professores Responsáveis: Régis e Valquíria.













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