O CORDEL ENCANTADO -
ARIANO SUASSUNA
A reestruturação curricular tem ocupado espaço relevante no cenário brasileiro, especialmente na última década. Diante disso, Municípios, Estados e Ministério da Educação vêm propondo novas formas de aprendizagens baseadas em ciência e tecnologia, na educação em direitos humanos, no desenvolvimento integral dos sujeitos, no protagonismo dos estudantes, no ensino por investigação, bem como na democratização do conhecimento.
Como forma de assegurar esta realidade, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) salienta que as áreas de Ciências da Natureza e Linguagens tem o papel fundamental na contribuição do conhecimento que prepare o aluno para diversas situações do cotidiano.
Indubitavelmente, para desenvolver a capacidade cognitiva e um pensamento crítico é essencial uma formação através de competências e habilidades para que os discentes tenham responsabilidades éticas e sociais sobre o que aprendem. Esses novos significados possibilitam por parte do estudante um entendimento mais complexo de sua realidade, e assim poderão tomar decisões responsáveis, além de resolver problemas nas comunidades as quais estão inseridos.
A cultura popular do Nordeste, no que se refere à diversidade que a compõem, vem se apropriar de diferentes culturas que historicamente se cruzaram nos trópicos a partir do final do século XV, como por exemplo as tradições ibéricas e africanas. Nesse sentido, o imaginário do Nordestino está repleto de elementos místicos que se aproximam dos trovadores medievais e suas “estórias” de cavaleiros e dragões, donzelas em perigo e simbologias que em muito nos remete a um passado ibérico. Todas essas questões constituíram no Nordeste ações sociais no decorrer de tempo, que para além de um certo realismo fantástico latino-americano, serão incorporados no cotidiano e no dia a dia dos atores históricos no Nordeste. Contando essas histórias vemos também as questões hídricas e como o aquecimento global tem devastado ainda mais essa região.
Público alvo: 6º e 7º anos.
Professoras responsáveis: Rejane e Valquíria.
Confira as fotos no Facebook clicando aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário